Inteligência de Negócios

inteligência de negócios homem de mello consultoria

Pode soar inicialmente como arrogância melhorar a inteligência do negócio alheio, más efetivamente não é.  IN (Inteligência de Negócios) se faz na maioria dos casos, com a revisão do que já é bom e pode melhorar ainda mais. Toda e qualquer organização, independentemente do tamanho, nacionalidade, faturamento ou natureza de seus produtos e serviços, sempre necessita de mais inteligência em seus processos, quer seja para acompanhar e superar a concorrência, quer seja para lidar com novas práticas de mercado.
Ampliar níveis de IN é sempre o caminho para manter-se conectado as novas práticas, ao seu público consumidor e as mais modernas práticas de gestão.
Se fosse resumir IN em uma frase diria que:

Inteligência de Negócios é a capacidade das organizações estabelecerem novas “Rotas Criativas e Inovadoras” para diferenciação perante a concorrência. É competitividade baseada em valores corporativos tangíveis e intangíveis. É rentabilizar mais e melhor valorizando o aprendizado organizacional, sobretudo pessoas e suas competências essenciais para o negócio como um todo.

Vai continuar ai parado?

Como funciona

Funciona inicialmente desejando-se apoio profissional, contatando-nos por nosso e-mail marcelo@homemdemelloconsultoria.com.br pois nunca vamos aonde não somos desejados, queridos e necessários. Deve ser entendido que não somos uma espécie comum de consultores, nem gostamos muito deste nome. Entramos, entendemos, realizamos um completo estudo de caso, estabelecemos um diagnóstico cuidadoso, elaboramos um plano de metas específico e detalhado por prioridades, especificamente dos pontos mais críticos para um menos críticos, estabelecemos prazos e datas, comprometemos todos os envolvidos e iniciamos nossos trabalhos com apoio da maioria dos envolvidos.

Somos pontuais, rápidos e eficientes, pois assim como nosso contratante, nós também não temos tempo a perder e necessitamos ir para o próximo desafio.

Aplicabilidade

Qualquer organização formal ou informal pode solicitar nossos préstimos.
Como já dissemos anteriormente, não há reservas, limites para nossa área de atuação. Toda e qualquer organização, de qualquer tamanho ou segmento de mercado necessita de uma visão fora da caixa vez por outra.
Nossos serviços aplicam-se toda vez que o gestor não consegue mais ir para nenhum lugar, esta patinando e tomando decisões pouco assertivas. Se é que as vem tomando!
Na maioria das vezes em que somos chamados, a curva de inércia do crescimento é que predomina. Não que a organização esteja ruim ou péssima, que seus gestores e colaboradores sejam decadentes ou coisa do gênero. Quase sempre a organização vai bem ou razoavelmente bem, e nossos préstimos são para que a inercia seja quebrada antes de virar curva descendente.

Vamos agir, intervir para o crescimento, para a retomada da efetividade, na busca de opções e alternativas globais para escalar novamente o negócio.

Custos e Prazos

Nestes dois pontos reside a maioria das dissonâncias em nosso trabalho.
Resume-se em preço e prazo a questão de contratar-nos ou não.
Normalmente o nosso contratante desconsidera-nos como investimento, e insiste em continuar vendo-nos como custo, o que por si só denota a necessidade de reavaliar seus pontos de vista e adequar-se ao mercado, buscar um olhar inovador dentro de sua formação e habilidades.
Ninguem é senhor do saber, conhece de tudo e sobre tudo, e reconhecer que necessita de mais “remadores” para o seu barco é uma questão fundamental e extremamente útil nos atuais níveis de concorrência globalizada.
Assim sendo, nossa tabela de pacote de horas é bem justa, cabe para um pequeno empresário e sua startup, ou para um grande negócio com abertura de capitais na Bolsa de Valores. Eventualmente aceitamos inclusive contratos parciais de risco, aonde o alcance e superação de metas é que nos rentabiliza melhor, desde que seja previamente acordado.
Quanto aos prazos, a escolha de trabalharmos com pacote de horas é uma opção que acreditamos muito. Embora o nosso trabalho inicie-se já perecível, pois o relógio está correndo, nossas intervenções são muito mais pontuais e efetivas. Aos comprometidos no processo, não é permitido desvios. É possível flexibilizar, más não muito, e de maneira nenhuma perder no horizonte o objetivo fim. Ou vamos juntos, comprometidos, afinados em objetivo comum, ou nem iniciamos nada.
Outra questão relativa ao pacote de horas, é que  propicia medição e checagem periódica, facilitando assim um olhar aguçado sobre qualquer desvio de aplicação.

Bons processo devem ser metrificados. Ótimos processos podem ser metrificados más sobretudo devem ser sentidos e ter significância constante, só assim as pessoas envolvidas não perdem o propósito e podem ser mantidas firmes e fortes pois sentem clareza de objetivos e entendem exatamente aonde se pretende chegar.

ALGUMAS QUESTÕES ENVOLVIDAS

  • Anamnese inicial;
  • Diagnóstico;
  • Análise Preditiva:
  • Prognóstico;
  • Check de Planejamento Estratégico;
  • Check de Comunicação e Marketing;
  • Governança;
  • Sustentabilidade;
  • Estimulação e Motivação de Gente;
  • Estudo de Competências Essenciais;
  • Levantamento e Obtenção de Recursos.