Coaching e Mentoring para organizações que almejam destacar-se no segmento que atuam.

Atuamos fortemente com Coaching, Mentoring e Programação Neuro Linguística-PNL.
Quer seja atendendo, prestando o serviços nas modalidades, ou formando profissionais, os preceitos do coaching, do mentoring ou da PNL norteiam todos os nossos processo e nos conduzem por “campos mais floridos”.

Certificações

International Coach Federation

Homem de Mello segue o Código de Ética e Conduta e as diretrizes International Coach Federation – ICF. cujo objetivo principal da International Coach Federation (ICF) é liderar o avanço global da profissão de Coaching. A ICF é uma organização de adesão individual, sem fins lucrativos, formada por profissionais de todo o mundo que praticam, ensinam ou pesquisam o Coaching. A ICF assumiu a liderança para definir e desenvolver uma filosofia de Coaching, bem como de estabelecer padrões éticos para os seus membros em todo o mundo.
Através de seu próprio Código de Ética, o Processo de Revisão de Conduta Ética e Conselho de Revisão Independente (CRI), a ICF define padrões profissionais de Coaching e, ao mesmo tempo, apresenta aos seus consumidores (clientes) um local para apresentar queixas sobre o comportamento ético dos membros ou dos Coaches credenciados à ICF.

 Valores ICF: Os Coaches da ICF estão comprometidos com confiabilidade, transparência, aceitação, congruência e consideram todas as partes, de toda a comunidade ICF, mutuamente responsáveis para defender os seguintes valores: 

  • Integridade: Nós defendemos os mais elevados padrões tanto para a profissão de Coaching quanto para a nossa organização. 

  • Excelência: Definimos e demonstramos padrões de excelência para a qualidade, qualificação e competência do coaching profissional. 

  • Colaboração: Nós valorizamos a conexão social e construção da comunidade que acontece através da parceria colaborativa e realização co-criada.

  • Respeito:Somos inclusivos e valorizamos a diversidade e riqueza dos nossos parceiros globais. Nós colocamos as pessoas em primeiro lugar, sem comprometer os padrões, políticas e a qualidade.

  • Ética: A Ética é guiada por princípios morais subjacentes de como os Coaches devem se comportar congruente com os valores da ICF acima descritos.

SOLAMECA

Em 2014, com dificuldades de encontrar uma metodologia que integrasse ferramentas avançadas de Coaching, Mentoring e PNL, que tivesse aplicações tanto para pessoa física como para empresas, e que formasse profissionais com um foco maior na parte organizacional, Marcelo Antonio Homem de Mello começa a desenhar as premissas da  Sociedade Latino Americana de Mentoria especializada e Coaching Avançado- SOLAMECA. Metodologia inovadora, MENTORCOACH, que atua nos gargalos organizacionais de forma geral, melhorando pessoas e processos.

SBC

Sociedade Brasileira de Coaching – SBC foi a inspiração inicial de nossa atuação como Coach. Passamos pelas formações, obtivemos destaque com a metodologia e de fato contabilizamos muitos resultados. A nível de Brasil, é o que seguimos e recomendamos, é em seus padrões que nos espelhamos.
Somos gratos ao SBC por todo conhecimento recebido.

ISO 10.015

Não basta querer treinar, ser um facilitador de treinamentos corporativos. Deve-se poder treinar.
Segundo a Norma ISO 10015; “ Treinamento corporativo deve ser orientado para satisfazer as necessidades da organização“. Tirando a obviedade da colocação da norma ISO, nos pomos a pensar quanto de tempo e recursos são desperdiçados em treinamentos inócuos, que pouco ou nada agregam, deixam de residual prático nas organizações contratantes. Saiba mais —>

 

Resultado real, mensurável deve ficar como residual de toda e qualquer iniciativa de treinamento.

Questões principais

Coaching ou Mentoring qual o melhor?

Diria que “cada qual no seu quadrado”.
São ferramentas distintas, para usos diferenciados e resultados específicos.
Não existe essa coisa de melhor ou pior, existe finalidade específica.
Outra questão é que comumente utilizamos um “mix” das ferramentas de ambos os processos, pinçando o que há de bom em um e em outro, fundindo em uma aplicação multidisciplinar. Por exemplo, aqui na Homem de Mello, desenvolvemos uma formação específica, o MENTORCOACH, que visa trabalhar com startups e novos negócios, que é um mix de diversas plataformas e ferramentas. Logo abaixo descrevemos mais esta modalidade de formação.
Se você anseia pela  informação direta, recheada da vivência intrínseca, experiência de jornada,um Mentor pode ser a busca mais adequada. Se o objetivo é  desenvolver  habilidades e ir em busca de suas próprias informações o Coaching é a melhor escolha.
Falaremos abaixo mais sobre ambos.

O processo de Coaching

Coaching é um processo interativo e individual. Auxilia e suporta o indivíduo a despertar o seu potencial máximo rapidamente e produzir resultados mais satisfatórios em sua vida pessoal e profissional.
Uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que sabem que o sucesso pessoal não é um ponto de chegada, mas sim um caminho. Um caminho que necessita de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual.

coaching_geral_img
O Coaching é uma excelente alternativa para pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades individuais, aumento de performance ou transformação pessoal, ou para empresas que necessitam aprimorar suas equipes de venda, seus líderes ou colaboradores de forma geral.
Quem conduz o processo é o Coach, e quem se submete é o Coachee.

 

Imagine como seria sua vida se você pudesse realizar mais, em todas as áreas, uma vida com mais resultados positivos, mais conquistas, vitalidade, prosperidade, bons relacionamentos e um profundo sentimento de realização. Imagine uma vida completamente plena, bem sucedida e feliz.

.

Pilares do Coaching

São quatro os principais pilares do processo de Coaching;

 

  1. O SER HUMANO
    • Um bom Coach, a pessoa, o técnico preparado que conduz os atendimentos, necessariamente não necessita de uma formação específica formal, como por exemplo em Psicologia. Contudo, necessita entender demasiadamente bem de gente. Deve saber entender os sinais e nuances dos processos de mudança, angústias e frustrações específicas.
    • Deve ser um ouvinte perceptivo e muito perspicaz, pronto para conduzir o processo que visa tão somente o aumento de performance, qualidade de vida de quem vai passar pelo processo, também conhecido como Coachee.
    • Busca rotineiramente o maior entendimento da psique humana, interação de corpo e mente, estilo, comportamentos, atitudes, inspirações, transpirações, motivações e estimulações, entendendo que para cada indivíduo, estas características se alternam e modificam.
    • Cabe a um verdadeiro Coach, estar constantemente na busca do aprimoramento do autoconhecimento, automotivação e autotransformação, sendo justo e coerente, honesto e humano no trato com o outro.
  2. A METODOLOGIA
    • Temos notícias de praticas de Coaching datadas de 1500, surgindo na Inglaterra, advinda da carruagem, do cocho que transporta pessoas de um lugar ao outro, do ponto A para o ponto B. Evoluiu para universidades inglesas, 1850. Em 1960 chega aos EUA e Canadá. Perto de 1980 chega ao Brasil e desde então vem se adaptando a realidade do povo brasileiro e atuando nas áreas de negócios, carreira, pessoas, vida, esportes, relacionamentos, finanças e muitas outras segmentadas atuações.
      Coaching é Foco, Ação, Resultado e Melhoria Continuada.
  3. AS TÉCNICAS
    • Coaching é um conjunto metodologicamente estudado e preparado, construído e modelado com base em ferramental potente e funcional, que tem como único objetivo aumento de performance de maneira rápida e efetiva.
  4. COMPETÊNCIAS
    • O Coach capaz de elevar o patamar de seus Coachee é um profissional diferenciado, que entende que está ali com uma finalidade, com objetivos claros e bem definidos, cabendo-lhe nada mais nada menos que interferir positivamente na vida de pessoas e organizações. Todos os esforços são neste sentido, elevar as competências pessoais e a de seus contratantes Coachee.

Escolhendo um bom Profissional de Coaching

Desmistificando e sendo prático, nossos primeiros Coach foram nossos pais, depois nossos avós, nossos professores, alguns bons inspiradores filosóficos e da fé certamente tiveram papel preponderante em nossas vidas.

De 1980 em diante, vem havendo uma maciça formação de profissionais no Brasil, e por ser uma formação “livre” não existe qualquer controle de qualidade na formação, colocando no mercado uma série de profissionais pouco preparados para intervir na vida ou na organização alheia. A formação vem sendo tratada levianamente e o termo Coach vulgarizado.
Isso posto, torna-se essencial antes de se contratar um processo, informar-se bem, conhecer algumas opções e sobretudo a qualificação e os indícios de sucesso destes profissionais no mercado.

O processo de Mentoring

Mentoring prioriza o compartilhamento de experiências e conhecimentos técnicos de uma pessoa mais experiente, para outra menos experiente. Mentor normalmente é mais sênior, costuma “embarcar” cabelos brancos no processo. Se o mentorado deseja informação direta, recheada da habilidade e da experiência, é o processo ideal.

Para empresas

Resultados de Coaching nas Empresas

Atuamos com diversas frentes em organizações de todos os segmentos e tamanhos. Conheça nossos TOP #10 Serviços. Pesquisadas realizadas em instituições renomadas, enfatizam os retornos obtidos por empresas que investem em Coaching para seus talentos e processos internos.

  • 70% dos profissionais aumentaram seu desempenho após realizarem o processo de Coaching;

  • 86% das empresas que usam Coaching tiveram ROI de 100%;

  • 48% das empresas realizam Coaching para desenvolver lideranças de alta performance.

     

Além disso, uma pesquisa feita pela PUC Campinas com 10 executivos que passaram por processo de Coaching, aponta que:

 

  • 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir;

  • 80% melhoraram a flexibilidade;

  • 90% melhoraram a produtividade;

  • 80% se mostraram mais abertos às mudanças organizacionais;

  • 70% deles conseguiram melhorar o ambiente e os relacionamentos no trabalho.

  • 89% tornaram-se lideres melhores pela avaliação de seus colaboradores.

Business Coaching

business coaching
business coaching

BUSINESS COACHING, ou Professional Coaching, junto com Life Coaching, é vendido no mercado como formação PPC.
Nós separamos para ter públicos mais específicos e valores mais acessíveis. Quando se trata de formação, pessoas específicas com demandas específicas fica muito mais fácil de atender e agregar valor.
Quando se trata de prestarmos o serviço para organizações, o foco é 110% na performance da organização que nos contrata,  não direcionado a princípio a pessoas ou lideranças, embora em um diagnóstico prévio, o prognóstico possa ser com foco na gestão de pessoas e lideranças. É questão de estudarmos e diagnosticarmos as demandas específicas. Entenda-se que não é um trabalho de consultoria, não assinamos contratos de longos períodos, trabalhamos com pacotes de horas pré estabelecidos e objetivos diretivos a serem alcançados.
Auxiliamos obviamente no desenvolvimento de estratégias, táticas e operações de diferenciação de mercado.
Fortalecer estrategicamente lideranças, suas equipes de alta performance, tomadas de decisão é totalmente estratégico dependendo do objetivo pretendido, a meta a ser trabalhada.
Trabalhamos a comunicação intrapessoal, interpessoal e o relacionamento com todos os stakeholders.
Outra questão que comumente se apresenta é termos de direcionar nossos esforços no sentido da governança e das melhores práticas organizacionais,  sempre visando objetivos e metas específicas e bem definidas no pacote de horas que compreende múltiplos de 30h.. O Business Coaching auxilia na formatação de uma cultura organizacional pautada na evolução continuada, alcance de resultados extraordinários em um curto espaço de tempo.
De acordo com a Revista Exame, Coach Corporativo é uma das profissões mais promissoras.
Aproveite esta oportunidade, conheça nossa formação LIFE COACHING.

Sua organização muito mais coesa e conquistando além do que se poderia imaginar.

Team Coaching

team coaching homem de mello

TEAM COACHING

Oferece métodos, estratégias e ferramentas para que profissionais da área comercial possam atingir alta performance no atendimento, negociação e relacionamento com o cliente. Atenção, cuidado para não confundir o foco de atuação do Team Coaching com  Coaching em Grupo. O Team Coaching no ambiente corporativo tem obtido muito sucesso com grupos pequenos, 10 ou 15 integrantes, quando é direcionado a um único objetivo, realização de determinado projeto, novos cenários de venda e lançamento de produtos por exemplo. Identificar e aprimorar habilidades e competências do indivíduo em função do fortalecimento direto do grupo é a questão.
Grupos de alta performance se fortalecem diante de dificuldades, solucionando e empoderando-se para que todos os elos da corrente sejam estabilizados e deem o melhor de si.
Estimulo a comunicação eficiente, gerando motivação individual são requisitos chave e trabalhamos com alavancas de valor, fortalecendo a liderança e o grupo.
Dar e receber feedback de forma simples e eficiente é uma ciência! Acompanhamos, monitoramos os encontros pós processo de coaching para checar o nível de performance atingido.
Coaching de Grupo dependendo de anamnese inicial, foco do demandante, podemos estabelecer dentro da prática de Business Coaching,  Executive Coaching ou até mesmo de Mentor Coaching. Coaching de Grupo ainda está checando qual o objetivo maior a ser atingido. Sabe-se que há dissonâncias maiores a resolver antes de alçar voos maiores.

Líder Coaching

lider coach homem de mello

LÍDER COACHING

É uma especialidade destinada a empresários, executivos e gestores, voltada principalmente ao aprimoramento de competências criticas e essênciais, desenvolvimento de habilidades e competências liderança efetiva. Trabalha-se aspectos intrínsecos como saber ouvir, saber delegar, relações interpessoais e intrapessoais, visão sistêmica, tomada de decisões estratégicas e administração de feedback sem conflitos. Trazemos a discussão para o âmbito da inteligências múltiplas e despertamos o interesse por exercer uma liderança assertiva, cooperativa, que envolva os colaboradores de forma participativa e com elevado grau de comprometimento.

LÍDER COACHING na Homem de Mello, é um profissional em constante desenvolvimento, que trabalha e exige alta performance por objetivos, que inspira pessoas e conquista pelo exemplo de suas atitudes, e não pelo autoritarismo ou imposição.

Startup Coaching

startup coaching homem de mello
startup coaching homem de mello

STARTUP COACHING

Assemelha-se ao Business Coaching, só que com direcionamento para empresas nascentes, STARTUPS em fase de lançamento ou prestes a lançar-se no mercado. Fazemos todo o trabalho para elaboração e modelagem do negócio com CANVAS, até as fases mais avançadas na busca de recursos humanos ou financeiros. Empreendedores formais ou informais que necessitem uma «luz no fim do túnel», leitura de seu projeto por profissionais experimentados em sua área de interesse e atuação de mercado, uma varredura em seu modelo de negócios ou em seu Canvas, aprimoramento de suas competências críticas e essenciais para empreender.
Podemos lançar mão além dos encontros presenciais de nossa Plataforma de Ensino a Distâcia – EaD neste trabalho, objetivando identificar os gap´s do empreendedor e seu empreendimentos. Na prática, embarcamos «cabelos brancos» na operação do empreendedor, melhorando o cenário preditivo, melhores práticas organizacionais e de governança corporativa e sustentabildade.

Empreendedores que contam com uma mentoria ativa, na prática performam até  55% melhor.

Executive Coaching

executive coaching homem de mello

EXECUTIVE COACHING

Auxilia o profissional a dar melhor direcionamento em sua carreira, podendo ser aplicado em várias fases da vida profissional, como: descoberta de vocação, preparação para entrevistas, primeiro emprego, recolocação no mercado de trabalho, transição de carreira, aposentadoria  e descoberta de novos talentos.
Serviço aplica-se a pessoas físicas ou jurídicas, empresas. É o nicho  específico para elevar a performance de carreira. Pode ter outras variantes, más na Homem de Mello trabalhamos com este foco neste sentido. O processo é contratado ainda para elevar a performance profissional dos colaboradores executivos de uma organização, ou ainda daqueles que estejam prontos a assumir cargos de liderança e alta gestão . Há casos em que organizações nos contratam para «recuperar» profissionais executivos low profile, demissionários e que é reconhecidamente seja um ativo da empresa e que vale a pena incentivar e motivar novamente, evitando a perda do executivo para o mercado, fazendo com que o mesmo reveja suas prioridades.
Casos de transição de comando para novas gerações também temos tratados neste conceito.
Encontros semanais, individuais e específicos.